A Festa das Feiras Novas

A festa das Feiras Novas celebra-se há séculos em honra de Nossa Senhora das Dores

A festa das Feiras Novas celebra-se há séculos em honra de Nossa Senhora das Dores, que não sendo a padroeira de Ponte de Lima, cedo ganhou protagonismo entre os devotos. Só em 1825, os moradores da vila pedem ao rei para poderem realizar três dias de feira por ocasião das festas e no ano seguinte, em 1826 chega essa autorização.

A Festa de Nossa Senhora das Dores passa a incluir no seu programa um lado profano. O nome Feiras Novas surge para se distinguirem da Feira “Velha” aquela que já vem referida na carta de foral de 1125 e acabaria por se vulgarizar como nome principal da festa.

Inicialmente a celebração decorria no dia 21 de setembro, como referem os Estatutos da Irmandade de Nossa Senhora das Dores, com a autorização dos três dias de feira passaram a realizar-se de 19 a 21 de setembro.

Atualmente as Feiras Novas decorrem no segundo fim de semana de setembro; começa o programa à sexta-feira, mas muitos dias antes já anda a diversão na rua. O fim de semana, esse é grande, porque a romaria é de noite e de dia; onde a música e o fogo de artifício, gigantones e cabeçudos reinam, assim como o folclore e as concertinas ou os concursos pecuário e de garranos. Os cortejos envolvem todos os limianos, engalanados para bem receber, os seus e os forasteiros que queiram conhecer aquela que é a rainha das romarias!

Só termina a festa na segunda feira, aqui sim, o dia é especialmente dedicado à Nossa Senhora das Dores, com um ritual religioso digno de registo! 

Texto retirado do site www.visitepontedelima.pt